Alguns artigos foram traduzidos como uma oferenda aos brasileiros, porque só existem em livros em inglês. Se você lê em inglês você deveria comprar o livro em inglês. Os outros artigos são de autoria de Randy Rasmusson.


Uma introdução à compreensão da ciência do Prana Tejas e Ojas

                                                        


Uma introdução à compreensão da ciência do Prana Tejas e Ojas
(As energias da mente


Um pequeno excerto VAJRA SATVA SAMITA, Um guia para desintoxicar o corpo sutil. -

Um livro inédito de Randy Rasmusson

           


          A psicologia da mente que inclui os distúrbios das emoções, percepções e inteligência é visto de maneira diferente em Ayurveda da medicina do século vinte. Para entender os conceitos ayurvédicos a este respeito, devemos primeiro analisar em pormenor a ciência do Prana, Tejas, & Ojas. Também é preciso estar familiarizado com a ciência do Yoga e sua relação com a Ayurveda.
            "No cérebro há as meninges, dura-máter, aracnóide, pia matéria, a massa cinzenta, e da matéria branca. Dentro da matéria branca não há espaço e há pequenos espaços entre os neurônios chamados espaços sinápticos. Esse espaço sináptico entre os neurônios é funcionalmente ligada ao espaço dentro do cérebro chamado chidakash. Dentro desse espaço é uma pulsação do Prana, tejas e ojas. "Isto é como Ayurvédica textos descrevem as energias da mente em relação ao cérebro ...
           
"Prana carrega uma sensação através do nervo vago e nervo frênico no plexo cardíaco. Em sânscrito, a pulsação é chamada Prana Spanda. Spanda que é a corrente prânica do hipotálamo para o coração, move-se em intervalos de.08 segundos e estimula o marcapasso do nó sinoatrial (nó SA), que está presente no átrio direito Isto é como Prana regula o coração. "Aqui nós pode ver como a relação entre o cérebro eo coração funcionam.
            "Tejas pode ser comparado com os hormônios e aminoácidos. Existem 21 aminoácidos importantes que regulam o metabolismo celular. Tejas é necessária para pilu paka paka e pithar ,o agnis do metabolismo celular e nuclear. Tejas é também responsável pela inteligência, entendimento e compreensão em um nível celular. "
            "Ojas não é um conceito abstrato, mas uma substância real.
Ayurveda descreve Ojas como dois tipos. Ojas inferior ou ordinário (Apara Ojas) que se move por todo o corpo e os Ojas superior (Para Ojas) é de oito gotas, que está presente no coração. De acordo com o Charaka Sammita "Ojas é a primeira coisa criada no corpo de todos os seres vivos"
            Desequilíbrios psicológicos afetam Prana, Tejas e Ojas. Prana é responsável pela adaptabilidade e criatividade da psique, sem que sofrem de depressão e estagnação mental.
Tejas regulam a digestão e absorção mental sem a qual a falta de clareza e determinação. Ojas proporciona estabilidade e resistência psicológica sem que nós experimentamos o medo ea ansiedade. Ao monitorar e tratar Prana Tejas e Ojas a maioria dos problemas psicológicos podem ser aliviados.
            As energias dos corpos sutis e todos os nadis ou canais sutis (prana, tejas e ojas) são o instrumento essencial para a resolução de distúrbios psicológicos. Os métodos de Yoga e Pancha Karma são um sistema de equilíbrio e melhorar a qualidade do Prana, tejas e ojas. Eles trazem ordem natural e equilíbrio para o metabolismo e neuro-hormônios e melhorar o metabolismo endócrino, proporcionando assim fortificação contra o estresse. Práticas de Yoga para o tratamento do estresse e doenças relacionadas com o stress são muito eficazes e cada vez mais disponíveis no mundo ocidental.
            Em sânscrito a palavra para a psicoterapia é Sattvavajaya que literalmente significa trazer consciência pura para a vida ou a conscientização consciência pura. Quando o Prana Tejas e Ojas são purificados ou tornado mais Satvic, bem-estar psicológico é um efeito natural. Vajra Sattva é a mais antiga representação simbólica do que pura qualidade que todos nós precisamos para voltar à nossa jornada de cura. Desintoxicar o Nadis é o primeiro passo nesse caminho. Para fazer isso temos de aprender a trabalhar com o Prana, Tejas e Ojas.
Vajra Satva literalmente significa pureza indestrutível.

 

 

Várias citações de diferentes obras do Dr. V.  Ladd





The Ayurvedic Institute of Brasil
Tel: 51 99836.1663

www.ayurveda-br.com 

randy@ayurveda-br.com



Rua Montinelle, 46, Lomba De Pinkiero
Viamao RS
Brasil 94400-000
 Possam todos os seres se beneficiar!sitemeter