Alguns artigos foram traduzidos como uma oferenda aos brasileiros, porque só existem em livros em inglês. Se você lê em inglês você deveria comprar o livro em inglês. Os outros artigos são de autoria de Randy Rasmusson.


Pontos Marma e a Prática da Yoga


Marmas e pratyahara: Marmas e pontos de Controle

O principal aspecto da pratica da yoga considera o uso dos pontos marmas na pratica do Pratyahara, que é o quinto ramo da yoga. Pratyahara que basicamente consiste na meditação. Pratyahara é a porta entre os fatores internos e externos da yoga que permite com que possamos mover a energia para o nosso interior.

Pratyahara literalmente significa retirada como uma tartaruga sendo retirada da sua casa. Refere-se á vários exercícios de internalização designados para controlar os sensos e órgãos motores e introverter a mente. Assim como fechar os olhos e orelhas para ver e ouvir o Mauna, a prática do silêncio e de não falar para poder controlar o órgão vocal. Entretanto, existem formas comuns e mais físicas de Pratyahara, que são basicamente exercícios de relaxamento. Apertando e soltando a energia em vários músculos e juntas, que afetam os marmas relacionados. Isto também limpa a energia dos órgãos e sistemas que estão relacionados com os controles de marmas.

Nós podemos entender a relevância dos marmas e Pratyahara quando consideramos que or marmas são pontos de controle, onde o prana pode ser trabalhado em vários órgãos do corpo. Cada ponto marma tem vários órgãos, sistemas, sensos, nadis e chakras como se segue. Através do trabalho em cada marma em particular nos podemos controlar ou afetar esses fatores de várias formas terapêuticas.
 O grande texto, Vasishta Samhita, contem uma sessão importante explicando o uso dos marmas específicos para a prática do Pratyahara.
Grandes yogis glorificam o Pratyahara como uma concentração (Dharana) nos Dezoito pontos marma de Prana. Desenhando o marma em cada um desses pontos é dito ser a melhor forma de Pratyahara.


Dezoito regiões Marma yogic e Marmas correspondentes.

1.Os dedos dos pés: São o ponto de inicio. Kshipra marma
2.Os tornozelos: Quatro dedos e meio dos dedos dos pés. Gulpha (ankle) marma
3.O meio da Panturrilha: Dez dedos do tornozelo . Indrabasti marma
4.A raiz do joelho: Onze dedos do meio da panturrilha . Este marma é uma dos classicos 107, mas pode ser usado também.Pode ser usado.
5.O centro do joelho : Dois dedos e meio da raiz do joelho. Janu marma.
6. O meio da panturrilha: Do joelho até o meio da coxa são nove dedos . Urvi marma.
7.O anus: Do meio da coxa até a raiz do anus s ao nove dedos . Guda marma.
8.O meio do quadril: Da raiz do anus até o meio do quadril são dois dedos e meio . Kukundara  e Nitamba marma.
9.A raiz da uretra: Do meio  do quadril até a raiz da uretra são dois dedos e meio. Vitapa marma.
10.O umbigo: Da raiz da uretra até o umbigo são dez dedos e meio. Nabhi (umbigo)marma.
11.O centro do coração: Do umbigo até o meio do coração são quatorze dedos. Hridaya (heart) marma.
12.A base da garganta: seis dedos  do meio do coração . Nila marma.
13.A raiz da língua:Da raiz da garganta até a raiz do nariz são quatro dedos . Shringataka marma
14.A raiz do nariz: Da raiz da língua até a raiz do nariz são quatro dedos. Este marma não é um dos clássicos 107, mas o controle dele pode ser relacionado com o Phana marma pelas narinas na base do nariz.
15. O centro dos olhos: Da raiz do nariz até os olhos são um dedo e meio.Apanga Marma
16.O meio da sobrancelha: de lá ate o meio das sobrancelhas são um dedo e meio  Sthapani
17.O centro da testa: Do meio das sobrancelhas até o centro da testa são três dedos. O ponto marma não é um dos clássicos 107, mas ainda é muito útil.
18. O topo da cabeça: Do meio da testa ate o topo da cabeça são três dedos. Adhipati marma.

Estes dezoito pontos marmas, incluem pontos para os sete chakras ( a raiz do anus ) muladhara), a raiz da uretra ( Svadisthana) , o umbigo( Manipura), o coração (Anahata), a raiz da garganta, ( Vishuddha), o meio das sobrancelhas (Ajna) e o topo da cabeça.
As regiões dos olhos, a raiz do nariz e a raiz da língua, assim como, o meio das sobrancelhas se relaciona com o terceiro olho ou Ajna chackra. Similarmente o ponto  na testa, se relaciona com o Crow chakras. O ponto na raiz da língua é um ponto importante nba meditação e nos do controle sobre Soma ou amrit.
Estas regiões marmas também se relacionam com o quatorze nadis ou canais do pensamento Yogic. A raiz dos anus se relaciona com o Alambusha nadi. A raiz da uretra se relaciona com o Kuhu nadi.
O umbigo se relaciona com o Vishvodhara nadi. O coração se relaciona com o Varuna nadi. A raiz da língua se relaciona com o Sarasvati nadi. O topo da cabeça se relaciona com o Sushumna nadi. O hastijiha (lado direito) e Yashasvati (lado esquerdo) nadis.

Marmas, Regiões do corpo e os cinco elementos.

O corpo pode ser dividido em cinco regiões relativo aos cinco elementos. Nós podemos tratar os elementos no corpo de acordo com os marmas nas porções que se relacionam a eles .

1.MARMAS NA REGIÃO DO PÉ PERTENCEM AO ELEMENTO TERRA .
Marma chave: Talahridaya no pé.

2.MARMAS NA REGIÃO DOS JOELHOS AO ANUS PERTENCEM AO ELEMENTO ÁGUA.
Marma chave: urvi marma no meio  da coxa .

3.MARMAS NA REGIÃO DO ANUS ATÉ O CORAÇÃO PERTENCEM AO ELEMENTO FOGO..
Marma chave: Nabhi (umbigo) marma no umbigo.



4.MARMAS NA REGIÃO DO CORAÇÃO ATÉ O MEIO DA SOBRANCELHA PERTENCEM AO ELEMENTO AR .
Marma chave: Phana marma nas narinas

5.MARMAS NA REGIÃO DO MEIO DAS SOBRANCELHAS ATÉ O TOPO DA CEBEÇA PERTENCEM AO ELEMENTO ETER.
Marma chave: Adhipati marma na cabeça.

Marmas e o uso da Mantra.

A mantra não é somente usada para propósitos espirituais, mas tem uma aplicação muito grande com o propósito de cura. A terapia de mantra, Mantra Chikitsa, é grandemente  usada em todos os aspectos da Ayurveda.
As Mantras tem uma aplicação especial para energizar e proteger os pontos marmas. Mantras podem criar uma camada protetora ou armor (kavacha) em um nível psíquico ou pranico. Eles também facilitam o movimento do prana através da região marma que pode ser direcionada por nossa energia de atenção. Muitos mantras podem ser usados por esse propósito.

Usos importantes das Bija (seed) Mantras com Marmas.

A mantra HUM (pronunciada (‘hoom’) é Varma bija ou descendente do  som da proteção, tendo uma natureza ardente. Pode ser usada especificamente para proteger os pontos marma e Varma e é provavelmente uma das mantras mais importantes neste conceito. Pode ser repetida  relativamente  para qualquer marma que deve ser protegido de debilidades ou danos .
Esta mantra pode ser utilizada junto com a meditação marma  mostrada acima para criar uma proteção  da mantra ( mantra –varma ) ao redor do corpo físico e da aura . Visualize esta mantra criando uma força azul protetora que pode mandar embora a negatividade, doença ou debilidade.
Cantando com um som curto de U, assim como a palavra colocada, HUM, tem mais energia ardente para propósitos de aquecimento de marmas e aumentar o Agni ou esquentar todos os locais.

A mantra OM é Prana bija ou descendente som da energia e vitalidade. Pode ser repetida relativo a qualquer marma  que queira ser aberto  , limpado, e liberado. Carrega a energia e força imortal do seu eu maior (Atman).


A Mantra AIM (Pronunciada ‘aym’) é  guru bija descendendo da fala, orientação e concentração. Pode ser usada para direcionar a energia mental e intenção de cura de qualquer ponto marma. Esta mantra segura a energia Sarasvati, a energia da sabedoria e criatividade.

A Mantra  KRIM (pronunciada ‘kreem’) é o som descendendo da Kriya shakti ou o poder da ação que representa força elétrica. Pode ser usado para estimular e energizar qualquer marma com força pranica. Ele contém energia Kali, a energia da transformação, internalização, e o despertar espiritual.
A Mantra SHRIM (pronunciada ‘shreem’) Descende do som do bem estar e projeta uma energia lunar nutritiva. Pode ser usada para curar ou acalmar qualquer região marma, particularmente as de condições de fraqueza. Contém energia em geral como uma força de saúde, vitalidade e luz.
A Mantra KLIM (pronunciada ‘kleem’) é o poder de atração da energia magnética. Pode ser utilizada para aumentar a energia de Kapha ou Ojas  de qualquer marma.


Você deve recitar estas mantras no mínimo 108 vezes (ou múltiplas vezes) por um mês (preferencialmente entre duas luas novas) par poder energizar totalmente qualquer marma. É melhor meditar sobre o marma que você pretende energizar e repetir a mantra junto com a respiração, energizando o marma na inalação e soltando na exalação.


Mantras para os elementos e o Chakras

Como  mantras descendente dos elementos podem também ser usadas nos pontos marmas que são conectados com os Chakras, como a mantra YAM para a região do coração.


 
Terra    LAM (pronunciada como ‘lump’)      
Água    VAN (pronunciada Vum)      
Fogo     RAM (pronunciado rum como em ‘rump’,com o som de r enrolado)      
Ar    YAM (pronunciado yum)      
Éter    HAM (pronunciado hum como em ‘Hump     


 

Meditação Mantra Marma

Uma pessoa pode usar as mantras relativas as dezoito regiões marmas mencionadas acima. Neste sentido, use a mantra marma OM na inalação para centralizar energia na região marma e use a mantra HUM na exalação para proteger e fortificar o marma. Uma pessoa pode visualizar o marma como se estivesse criando uma luz dourada para energizar o marma e HUM criando uma luz azul clara para protege –la.









Na Ayurveda estudantes e professores deveriam ser de natureza especial inclinada ao estudo e prática da medicina Ayurvedica

Seleção para um professor médico.

Um preceito ideal é de alguém que seja  bem baseado em escrituras, equipado com o conhecimento prático, é sábio, cheio de habilidades e aquele cuja prescrições são infalíveis, aquele que é piedoso que tem todos os equipamentos necessários para o tratamento, que não é deficiente á respeito dos órgãos sensoriais, que é dotado de natureza humana sensata do tratamento. Aquele cujo conhecimento não pe ofuscado pelo conhecimento de outras escrituras,aquele que é livre de vaidade,inveja e raiva, aquele que trabalha duro, aquele que é afetuosamente disposto e voltado as suas disciplinas e que é capaz de expressar sua visão com clareza, Um mestre dotado de tais qualidades mescla conhecimento médico com boa disciplina assim como as nuvens.Sazonais ajudam a fazer uma ótima plantação em uma terra fértil.

Um indivíduo deve se aproximar de tal mestre e respeita –lo como fogo Deus, Rei, Pai, e mestre de todos os cuidados. Depois de ter obtido este conhecimento, de todas as escrituras, através de suas bênçãos esta pessoa deve se esforçar mais e mais para atingir profundo conhecimento das escrituras, clareza de expressões,compreensão dos vários conceitos da oração.

Seleção de um estudante da Ayurveda Médica.

Uma pessoa tendo as seguintes qualidades deve ser escolhida como um estudante da Ayurveda Médica.

1.Tranqüilidade
2.Generosidade
3.Aversão a atos maus
4.Condições normais dos olhos, face,canais nasais
5.Língua, fina vermelha e clara.
6.Estar livre que qualquer morbidade nos dentes, lábios e Voz.
7.Perseverança.
8.Estar livre de vaidade.
9.Presença de poder intelectual,poder de razão e memória.
10.Tendência liberal
11.Nascimento na família de um médico ou alguém na família que tenha disposição de um médico.
12.Curiosidade para a verdade
13.Perfeição física
14.Sensos sem distúrbio
15.Modestidade e ausência do ego
16.Habilidade de entender o real significado das coisas
17.Abstinência de irritabilidade
18.Abstinência de vícios
19.Bom caráter, pureza, conduta, amor pelo estudo, entusiasmo, ser simpatético, disposição.
20.Devoção ao estudo.
21.Gosto ininterrupto pela teoria e prática da ciência
22.Estar livre de avareza e preguiça.

 

The Ayurvedic Institute of Brasil
Tel: 51 99836.1663

www.ayurveda-br.com 

randy@ayurveda-br.com



Rua Montinelle, 46, Lomba De Pinkiero
Viamao RS
Brasil 94400-000
 May all beings benefit!sitemeter